Martelo Vibratório na Engenharia Civil

Martelo Vibratório na Engenharia Civil

A engenharia civil, tradicionalmente, é uma atividade produtiva que causa elevado impacto no ambiente em que se desenvolve. Tanto de forma direta quanto indireta, ela é responsável pelo consumo de recursos em larga escala e intervenções que constituem profundas mudanças no espaço.

Além do impacto das alterações permanentes, ela provoca perturbações em seu entorno durante toda a execução dos projetos. Isso afeta o cotidiano das pessoas, causando impedimentos de espaço, elevação dos ruídos e, em alguns casos, impactos em construções próximas.

Diante disso, apesar de seu grande valor para a sociedade, a engenharia civil tem sofrido constantes alterações em sua cultura para adequar-se a condições de operação mais “limpas”. Isso demanda modificações em todos os recursos envolvidos: insumos, equipes e tecnologia.

 

A Engenharia Civil e a Inovação Tecnológica

IMG_20180122_114459815_HDR-613x460 Martelo Vibratório na Engenharia Civil Martelos Vibratórios Hidráulicos

Cravação de perfil metálico com martelo vibratório

A engenharia civil, em comparação com outras indústrias, aderiu a conceitos de inovação tardiamente. A forte cultura de produção artesanal enraizou-se em quase todas as suas etapas, dificultando por muito tempo a penetração de novas formas de desenvolvimento de processos.

No entanto, as exigências dos últimos anos por execuções mais produtivas e menos agressivas ao ambiente têm mudado esse cenário. Organizações têm demandado mudanças em ritmo intenso e soluções diferenciadas estão surgindo para cobrir lacunas dos métodos ultrapassados.

Especialmente com o advento da indústria 4.0, a tecnologia se tornou um fator competitivo nesse contexto e conduziu a mudanças significativas na engenharia civil. Equipamentos modernos estão se tornando itens essenciais da fundação ao acabamento dos projetos.

Dessa forma, é importante identificar os elementos mais adequados a cada contexto e implementá-los de maneira eficaz no alcance de melhores resultados. Não se trata mais de um diferencial, mas de uma exigência.

 

Os Martelos Vibratórios Tünkers

IMG_20180117_170419492_HDR-613x460 Martelo Vibratório na Engenharia Civil Martelos Vibratórios Hidráulicos

Martelo vibratório na Engenharia civil

Diante do cenário de mudanças descrito para a engenharia civil é essencial encontrar e investir em novas metodologias e tecnologias capazes de agregar valor. Todos os recursos são de extrema importância, no entanto muitos dos aspectos críticos estão associados aos equipamentos utilizados.

Eles ditam o consumo de boa parte dos insumos, são os principais responsáveis por afetar o ambiente de entorno dos projetos, representam grande percentual dos custos da obra e viabilizam a metodologia construtiva escolhida. Por isso são fatores essenciais à engenharia civil.

Diante dessa perspectiva, um conjunto de equipamentos de grande valor no aprimoramento dos processos construtivos são os martelos vibratórios. Utilizados na cravação e extração de estacas prancha, perfis e tubos metálicos, contribuindo especialmente no desenvolvimento de fundações, mostram-se adequados a inúmeros tipos de projetos.

O equipamento oferece elevada precisão e estabilidade, fazendo dele um recurso aplicável a solos com diferentes características, incluindo os submersos. Assim, constitui um item versátil, durável e de alto desempenho, importante para essencial na construção civil.

 

Os Benefícios dos Martelos Vibratórios para a Engenharia Civil

Em comparação com outras metodologias construtivas, os martelos vibratórios oferecem as seguintes vantagens em obras de construção civil:

– Utilização otimizada do espaço, reduzindo o impacto na dinâmica do cotidiano ao redor;

– Cravação por vibração, reduzindo o impacto sobre construções vizinhas;

– Manutenção simplificada e de baixo custo;

– Redução do número de operadores, em relação a outros equipamentos;

– Operação “limpa”, de baixo impacto direto e indireto ao meio ambiente;

– Alto nível de produtividade, agilizando o processo executivo.

 

Tipos de Martelos Vibratórios

A Tünkers trabalha com martelos vibratórios de dois tipos:

Hidráulicos: funcionamento baseado em mangueiras hidráulicas.

Elétricos: funcionamento baseado em cabos elétricos, constituindo
equipamentos mais leves do que as opções hidráulicas.

É possível escolher entre uma grande variedade de modelos, selecionados de acordo com as características do componente cravado ou extraído e do solo em questão.

  • Sobre a Tünkers

No mercado há mais de meio século e presente em 40 países, a Tünkers
oferece a mais moderna tecnologia em cravação e extração por vibração de
estacas pranchas, perfis e tubos metálicos, colunas de brita e areia entre
outros; o que a credencia como líder mundial em martelos vibratórios.

Se você ficou interessado em qualquer de nossos produtos, clique aqui ou acesse e fale conosco.

Para solicitar um ORÇAMENTO clique AQUI.

www.maps-generator.com