A Tecnologia de Soldagem na Automação Industrial - Tünkers Brasil

A Tecnologia de Soldagem na Automação Industrial

Soldagem na Automação Industrial

Soldagem na automação industrial tem como objetivo unir peças metálicas de forma localizada e permanente. Isso é feito pela aplicação de calor e promoção de deformações controladas nas regiões de contato e inclui elementos como: chapas, dobradiças, suportes, porcas e pinos.

Por meio da combinação eficiente de elementos metálicos, é possível desenvolver montagens completas. Isso torna a soldagem uma das etapas mais críticas dos processos industriais, uma vez que a qualidade do seu resultado tem impacto direto na confiabilidade do produto final.

 Vejamos algumas considerações sobre um dos processos específicos: a soldagem por pontos de resistência, umas das mais comuns na indústria.

A Soldagem por Pontos de Resistência

Na soldagem por pontos de resistência, a técnica aplicada consiste em produzir calor através da resistência do material à corrente elétrica.

Isso é possibilitado por dois eletrodos opostos de cobre, através dos quais a corrente flui,

Passando também pelo material posicionado entre os eletrodos.

Isso provoca o aquecimento e fluidez de um dos elementos, que é definido como nugget.

Quando a corrente é removida, observa-se a solidificação do mesmo no ponto de contato com o segundo material,

denominado metal de base.

Esse é um diferencial desse tipo de solda, uma vez que nos demais casos o processo provoca influência na superfície dos dois elementos metálicos.

Vejamos agora alguns pontos de atenção importantes da soldagem por pontos de resistência e os benefícios de sua aplicação.

A Concepção do Projeto

O primeiro passo para uma soldagem eficiente está no desenvolvimento do projeto adequado.

Ele tem influência direta sobre a qualidade do resultado final e o custo.

Dessa forma, a montagem apenas refletirá a combinação entre um projeto de produto bem desenvolvido e a soldagem bem realizada.

Os aspectos críticos na elaboração do projeto, basicamente, são: o tamanho da soldadura, o posicionamento dos elementos, a acessibilidade dos pontos de solda, os materiais dos elementos soldados, bem como suas espessuras, e a quantidade de pontos de solda.

Cada um desses aspectos é importante para assegurar o desempenho em 4 itens importantes: o custo da montagem, a viabilidade técnica de execução do projeto,

As manutenções que se mostrem necessárias e a durabilidade do produto final.

As Vantagens da Soldagem por Pontos de Resistência

A soldagem por pontos de resistência produz a forte união eletromecânica dos elementos combinados. Trata-se de um fator essencial, uma vez que a intenção é obter um resultado confiável, de alta durabilidade.

O tempo de processo é extremamente curto, otimizando a cadeia produtiva e reduzindo os custos envolvidos no ciclo produtivo.

Não há utilização de consumíveis, como materiais de solda, o que, mais uma vez, contribui com a redução de custos do processo.

O sistema de arrefecimento de eletrodo utilizado ameniza os efeitos sobre as superfícies da peça em contato com o equipamento, impedindo marcas de calor excessivas no material.

Permite a soldagem tanto de materiais revestidos, quanto de não revestidos. A única diferença é que, em alguns casos, mais tempo pode ser necessário no processo.

A Aplicação da Soldagem por Pontos de Resistência

Quanto à espessura dos materiais, a maioria das peças soldadas por pontos de resistência vão de 3 a 6 milímetros.

Já em relação aos materiais soldados, aquele que apresenta maior frequência de aplicação da técnica é o aço com baixo teor de carbono.

Alguns tipos de aços inoxidáveis, especialmente os da série 300, também podem passar pelo processo, assim como ligas de alumínio, nas quais é necessária alta potência e uma limpeza cuidadosa de óxido da superfície.

Por fim, no caso de baixas ligas e aços com alto teor de carbono, a aplicação não é indicada. Isso acontece graças ao risco de geração de soldas quebradiças, que podem comprometer o resultado final.


Para saber mais entre em CONTATO .

www.maps-generator.com